Ao sul do Estado capixaba, ficam bons points de mergulho embarcado e perto da costa. Nas Três Ilhas, o mergulhador encontra um bom remanso com boas chances encontrar grandes meros. Já a Ilha do Farol é cultuada como paraíso dos polvos, lagostas, carangueijos, moréias e garoupas entocadas. O cargueiro Bellucio é uma boa atração para o mergulho em naufrágio. Ele afundou depois de se chocar com o parcel submerso em frente às Ilhas Rasas. Há ainda a Ilha Escalvada, um pouco mais afastada. A visibilidade do local é boa; de 15 a 25 metros durante todo o ano.
-
Arraial do Cabo (RJ)
Conhecida pelas águas frias, decorrentes da corrente marítima das Malvinas, essa península perto de Búzios e Cabo Frio é famosa pela presença de peixes de águas frias e dos cavalos-marinhos. Águas azuis, como em toda a Costa do Sol (norte do Estado do Rio Janeiro).
-
Fortaleza (CE)
Muitos naufrágios e parcéis numa visibilidade dificilmente com menos de 18 metros. E água sempre na casa dos 25ºC... muitos peixes de passagem e xaréus conhecidos pela comunidade como galos-de-rabo. O cuidado lá é com o vento Noroeste, que levanta tudo, e deixa muita suspensão nas águas cearenses. Os mergulhos acontecem a 10 milhas da costa e os parcéis são encontrados abaixo dos 20m. Os ossos do Baron é o naufrágio mais conhecido, com a maior parte intactada e assentada a 32m. Da superfície se avista uma sombra dentro d'água: o convés, a 20m.
-
"Abram os olhos!" Era isso que os portugueses gritavam ao chegar no Brasil pelo sul da Bahia: abrir os olhos para não bater e naufragar nos muitos bancos de corais e areias, parcéis e ilhas. Desde 1983, as três ilhas principais, os parcéis e recifes de coral que somam uma área de 90,3 mil hectares foram elevados à condição de Parque Nacional Marinho. Além da fauna marinha, o naufrágio Rosalina e corais endêmicos, como o cérebro, os visitantes sub podem curtir as aves atobás que moram nas ilhas e, o deleite: as baleias jubarte. De agosto a novembro, esses grandes mamíferos escolhem as águas de Abrolhos para dar cria e amamentar seus filhotes. Espetáculos à parte, que só podem ser vistos das embarcações (há live-aboard). Points com mergulho livre garantido.
-
Fernando de Noronha (PE) São 19 ilhas vulcânicas, mar de profundo azul, com visibilidade média de 25m e temperatura da água a 28ºC... Paraíso dos ecologistas, aventureiros, turistas estrangeiros, o arquipélago de Fernando de Noronha (hoje Parque Nacional Marinho) dispensa elogios rasgados. Mas é difícill não fazê-los; o local tem tantos golfinhos que uma das encostas é chamada de Baía dos Golfinhos. Naufrágios como o cargueiro Eliane, a 8m, ou o corveta V17 Ipiranga, a 60m, são uma das atrações sub, assim como as pedras em forma de túneis (Morro de Fora), com até 15m de profundidade, e a caverna da Ponta da Sapata fazem a alegria de mergulhadores. Para os técnicos, mergulhos de até 100m em paredões (!). Cardumes de passagem, cações, corais, salemas, cirurgiãos-azuis a as muitas espécies de arraias. Points com mergulho livre garantido.
-
Fonte: 360graus
Nenhum comentário:
Postar um comentário